Meia noite em Paris é uma boa pedida

27 jul

Todos nós já tivemos a vontade de viver no passado. A possibilidade de fazer parte de uma era glamourizada em nossos sonhos é a premissa base do novo filme de Woody Allen. Em ‘Meia Noite em Paris’ ele nos leva a um passeio na cidade mais charmosa do mundo (mesmo sem conhecer posso afirmar isso com propriedade) e, como bons turistas, nos resta tomar notas sobre algumas questões.

O filme é visualmente deslumbrante, e não poderia ser menos com cenários históricos e inspiradores que já em seus quatro minutos iniciais conquistam o espectador com takes belíssimos da Cidade Luz. A história segue Gil Pender, escritor e roteirista de Hollywood que, acompanhado de sua noiva e os pais republicanos, embarca numa viagem que lhe reserva muitas surpresas.

Eterno apaixonado pela atmosfera artística dos anos 50 de Paris, Gil caminha pelas ruas da cidade em busca de inspirações para seu novo romance, deliciando-se nos pequenos detalhes que o transporta para outro tempo.  Abrindo caminho para fantasia, Woody convida Scott e Zelda Fitzgerald para guiá-lo pelos anos dourados, um mergulho que com certeza nenhum de nós vamos esquecer…

Pablo Picasso, Ernest Hemingway, Salvador Dalí, Gertrude Stein, Luis Buñuel entre outros são as personagens brilhantes que viveram naquela época e despertam em Gil a reverência romântica e lúdica. Adriana, personagem da francesa e encantadora Marion Cotillard é quem mostra a Gil o quão insatisfeitos somos – todos nós – com o nosso tempo. Estilista, misteriosa, apaixonada e amante de Picasso, Adriana sonha em viver na Belle Époque de Paris, ressaltando a beleza clássica e a cultura tradicionalista da época. Gil Pender compreende através dessa bela mulher que a sensação de não fazer parte de algo grande e o destempero na nossa curta linha do tempo é algo que sempre afligiu o homem.

Salvador Dali de woody allen

Woody volta a explorar o fantástico/irreal desde o ótimo ‘A Rosa Púrpura do Cairo’ e o morno ‘Scoop’, nos apresentando seu melhor trabalho desde o envolvente ‘Vicky Cristina Barcelona’ ambientado em Barcelona.  ‘Meia Noite em Paris’ é uma festa, e o convite é estar disposto a se molhar na chuva – C’est beau!

Meia Noite em Paris (Midnight in Paris)

Paris Filme – 2011

Direção: Woody Allen

Roteiro: Woody Allen

Elenco: Kurt Fuller, Owen Wilson, Marion Cotillard, Michael Sheen, Tom Hiddleston, Kathy Bates, Rachel McAdams, Gad Elmaleh, Nina Arianda, Mimi Kennedy, Corey Stoll, Carla Bruni, Manu Payet

++

Dando continuidade nos trabalhos em cidades européias, Woody Allen está filmando sua nova comédia ‘Bop Decameron’ em Roma, que conta a história da relação entre italianos e norte-americanos, baseando-se na obra ‘Decamerão’ do grande escritor Boccaccio.  No elenco estão presentes o comediante Alec Baldwin, Jesse Eisenberg, Ellen Page e Penélope Cruz.

Texto: By Matheus Philipe

Fotos: Reprodução

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: